Os certificados foram entregues para cerca de 90 alunos em projeto realizado pela Braskem e Junior Achievement
Um grupo de aproximadamente 90 alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, em Camaçari, participou de um momento especial na última semana.. Eles receberam o certificado de conclusão do projeto Junior Achievement (JA), realizado em parceria com a Braskem. A iniciativa tem como objetivo desenvolver estudantes de escolas públicas para o mercado de trabalho, com programas de curta duração que estimulam reflexões sobre habilidades socioemocionais e preferências ao escolher uma carreira.
“Nosso objetivo é promover caminhos para que os jovens estejam preparados para os desafios e carreiras da economia globalizada. E, para isso, é fundamental que eles conheçam o cenário que temos hoje no mercado de trabalho. Juntos, estamos construindo gerações cada vez mais fortes e qualificadas, pensando no futuro da nossa sociedade”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Durante o curso, os alunos participaram de uma Trilha de Aprendizagem com 3 programas, aplicados e acompanhados por profissionais voluntários da Braskem. O módulo Meu Dinheiro, Meu Négocio tratou de educação financeira e foi o primeiro tema apresentado, proporcionando um debate sobre a importância de se ampliar os conhecimentos em finanças. “Nesse momento, os jovens aprenderam como ter uma vida financeira saudável, através de simples investimentos que podem mudar o seu futuro e a realidade onde se encontram”, explica o analista de Projetos da JA Bahia Vinicius Santos, destacando que a trilha foi construída para promover um impacto exponencial na vida pessoal e profissional desses estudantes.
A segunda etapa trouxe conhecimentos sobre Gestão de Projetos, permitindo que os participantes aprendessem a planejar, realizar, monitorar e avaliar um projeto próprio. “Um dos objetivos é fazer com que eles entendam que são os responsáveis pelos seus projetos de vida pessoal, carreira, educacional, entre outros”, destaca Vinicius Santos. No encerramento do curso, que teve carga horária de 15h, os alunos refletiram sobre o Futuro do Trabalho, com foco na importância de se compreender o cenário atual e se preparar para o futuro, principalmente com o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a atenção às novas possibilidades de atuação no mercado.
Aluna do nono ano, a estudante Rebeca do Nascimento Xavier, de 14 anos, sonha em fazer faculdade de veterinária, e participou da trilha para ampliar seus conhecimentos. “As aulas do projeto foram muito boas, abriram nossa mente para temas importantes como trabalho e economia. Falamos sobre finanças na primeira aula, assunto que me ajudará na faculdade ou mesmo na hora de conseguir uma bolsa de estudos”, disse. Assim como Rebeca, o colega de turma Sérgio Daniel Santos de Oliveira, da mesma idade, também está de olho no futuro. “Este foi um projeto muito interessante, que nos preparou para a vida adulta, que chegará em 3 ou 4 anos. Meu objetivo é fazer Biomedicina, e sem esforço não vêm nada”, afirmou o estudante antes de receber o seu diploma do curso.