Previsão é que quinta geração de internet móvel chegue na capital baiana em setembro
Por Davi Valadares
A tecnologia 5G, que promete uma conexão de internet para aparelhos móveis até cem vezes maior que a atual, está em vias de ser implantada na Bahia. Na semana passada, o novo sinal de internet começou a funcionar em Brasília, capital federal, após autorização definitiva da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ativação da rede pelas empresas de telefonia – Brasília serve de piloto para os processos de liberação nas demais capitais, incluindo Salvador.
Conforme cronograma da Anatel, até o próximo dia 29 de setembro, os soteropolitanos já poderão navegar nessas ondas, já que a partir desta data todas as capitais do país terão a liberação para o uso da faixa. A previsão inicial era de que todas as capitais brasileiras teriam redes 5G até 31 de julho, mas problemas no atraso da entrega de equipamentos, provocado pelo surto de coronavírus na China e limitações no transporte aéreo, levaram a Anatel a adiar o prazo para 29 de setembro. Mesmo com o adiamento, a expectativa dos soteropolitanos para a chegada do sinal é grande.
“A expectativa para chegada do 5G a Salvador é grande, uma vez que a tecnologia vai proporcionar uma nova amplitude no serviço de internet da capital baiana. Espero que cada vez mais pessoas possam ter acesso a essa tecnologia sem ter que pagar mais por isso”, destacou a sócia da ATcom Comunicação Corporativa, Suely Temporal. Para ter acesso ao 5G, é necessário ter um celular compatível com a tecnologia. A Anatel listou cerca de 60 modelos. Há aparelhos partindo de R$ 1,3 mil. Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G.
Velocidade
A tecnologia 5G permite o tráfego de dados cem vezes mais rápido que o padrão 4G por utilizar um espectro de rádio mais abrangente, o que possibilita que mais aparelhos móveis se conectem simultaneamente, com mais estabilidade do que as redes atuais. Além disso, a tecnologia favorece o uso de ferramentas inteligentes, interconexão de equipamentos e máquinas em tempo real. Para o produtor de conteúdo audiovisual, Ireno Figuer, a chegada do 5G será muito importante.
“Estou ansioso com a chegada do 5G. Acredito que como toda mudança trará uma carga de aprendizado e desenvolvimento. Não dá pra lutar contra a evolução e avanço tecnológico. É preciso se adaptar rápido e fazer uso das ferramentas que virão com o 5G. Pessoas e empresas serão beneficiadas com a velocidade e com as atualizações de softwares e seus avanços. Obviamente que nossos aparelhos devem ser adequados e isso vai forçar o investimento individual para quem quiser usar o máximo que essa tecnologia vai nos oferecer”, disse o produtor.
Para os municípios que não são capitais, como o caso de Camaçari, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista, a previsão de instalação é para o final de 2023. Para as demais cidades, existem datas diferentes para o cumprimento de metas estabelecidas no edital do leilão do 5G. Isso diz respeito à ativação de Estações Rádio Base (ERBs). Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo de implantação é julho de 2029.