Tanto os militares ucranianos quanto a liderança da República Popular de Donetsk (DPR) apoiada pelos separatistas têm falado sobre a ofensiva russa em andamento em Donetsk, no leste da Ucrânia.
As forças ucranianas ainda defendem as cidades de Bakhmut e Siversk, que ficam no bolsão do território de Donetsk.
“O inimigo continua as tentativas ofensivas na direção das cidades de Bakhmut e Siversk”, mas está enfrentando resistência das forças ucranianas, disse o Estado-Maior ucraniano na segunda-feira.
Ao mesmo tempo, os russos estão intensificando as hostilidades contra a cidade de Avdiivka, tentando melhorar sua “posição tática”, mas não tiveram sucesso e se retiraram, acrescentou o Estado-Maior.
Avdiivka fica imediatamente ao norte da cidade de Donetsk – mas, apesar de meses de bombardeio, continua em mãos ucranianas.
No entanto, Eduard Basurin, porta-voz da milícia DPR, afirmou que os preparativos estão em andamento “para realizar as tarefas planejadas para a libertação do território da república. O mesmo está acontecendo em Avdiivka e na área de Horlivka”.
O objetivo das forças da DPR era cercar as forças ucranianas em Bakhmut, bem como garantir que o território mantido pela DPR esteja além do alcance da artilharia ucraniana, disse Basurin, acrescentando que os avanços das forças da DPR, juntamente com unidades russas e a milícia do Povo de Luhansk, “tornar possível forçar” as forças ucranianas a recuar profundamente no território ucraniano, protegendo assim Donetsk e Yasynуvata e Makiivka de bombardeios”.
Fonte: CNN Brasil