O funcionamento da cabine um do Elevador Lacerda precisou ser suspenso nesta sexta-feira (6), após o equipamento apresentar um problema. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), 15 pessoas que usavam o elevador foram resgatados. Ninguém ficou ferido.
A pasta não especificou qual problema o elevador apresentou, mas disse que a empresa responsável pela manutenção está no local para fazer os reparos.
Por volta das 13h, a operação ainda não havia sido retomada.
Além do Elevador Lacerda, os usuários podem utilizar o Plano Inclinado como meio de transporte entre a cidade alta e a cidade baixa. O equipamento fica a cerca de 400 metros do elevador.
Em funcionamento desde 1873
O Elevador Lacerda foi inaugurado em dezembro de 1873 e se chamava Elevador Hidráulico da Conceição. Só em 1896 o equipamento foi ‘batizado’ de Elevador Lacerda, em homenagem ao seu idealizador, o engenheiro engenheiro Antônio de Lacerda.
A estrutura atual do elevador é de 1930 e tem 72 metros de altura. Além de ligar a parte alta e baixa da cidade, o Elevador é um dos pontos turísticos de Salvador e, desde 2006, é patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).