A transmissão do cargo de comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar (BPM) Dom Pedro I, de Camaçari, foi realizada nesta quarta-feira (11/1), na sede da instituição, localizada no bairro Ponto Certo. Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito, José Tude, participou da solenidade que empossou o novo comandante, tenente-coronel Roberto de Melo Assunção.
Com a lembrança de que acompanhou a implantação da unidade, o vice-prefeito, José Tude, falou em nome do prefeito Elinaldo com o novo comandante. “Colocamos a prefeitura à disposição naquilo que for possível e necessário para podermos auxiliar na segurança da nossa população. É uma satisfação receber um comandante que tem um currículo extenso, é uma pessoa que tem uma experiência muito grande de estar junto à tropa, à população e a situações que às vezes são difíceis de enfrentar, mas que com certeza absoluta vai ter sucesso, é o que desejamos”.
O novo comandante, o tenente-coronel Roberto de Melo Assunção, iniciou na carreira em 1993, fez diversos cursos militares e civis e recebeu honrarias. Foi comandante do Esquadrão de Motociclistas Águia desde 2020; serviu na Casa Militar do Governador (CMG); foi membro do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), no biênio 2019-2021.
Ele destacou os planos e desafios à frente da unidade. “É uma grande alegria assumir o comando do 12º Batalhão, um desafio que me foi gentilmente colocado pelo comandante-geral da corporação, coronel Coutinho. Vamos tentar implementar e aperfeiçoar na cidade de Camaçari atividades de policiamento ostensivo, dialogando sempre com as forças policiais, com a comunidade, procurando encontrar as soluções para que melhoremos a prestação de serviço da Polícia Militar aqui no âmbito do município”.
Emocionado, o tenente-coronel Fabrício de Oliveira Silva, se despediu do 12º BPM, lugar que comandou por cinco meses e onze dias. “Aqui foi onde eu comecei minha carreira, onde pude retornar como comandante. Encontrei não só uma tropa, mas uma família, que me ajudou, trabalhamos, ombreamos lado a lado em cada missão. Agradeço muito a minha tropa por tudo que foi alcançado, certificação, projetos, campanhas, várias operações, 7 de setembro e 28 de setembro”, disse Fabrício, que seguirá para trabalhar com o vice-governador, Geraldo Júnior, como assistente na CMG.
Aos presentes, o Comandante de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador, coronel Sérgio Simões, destacou que o 12º BPM é referencial de corporação e na carreira de policiais militares. “Esta unidade é o termômetro da região metropolitana, costumamos dizer que se Camaçari está tendo bons resultados, consequentemente tendendo a obter excelentes resultados na região. Logo, a gestão do 12º Batalhão precisa ser eficiente e eficaz”, afirmou.
Participaram da solenidade diversas autoridades municipais do legislativo, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, dentre outras autoridades militares.