Lançado em 10 de janeiro de 2022 pela Secretaria de Saúde (Sesau), o Programa Sesau Fila Zero completa, nesta terça-feira (10/1), um ano de início das atividades. Criado para zerar a fila de espera por consultas, exames e cirurgias eletivas, que se agravou durante a pandemia da COVID-19, nesses 12 meses foram atendidas 108.500 pessoas.

No total, foram realizados 246.221 procedimentos entre exames e consultas especializadas e 1.987 cirurgias eletivas, das quais 104 foram pediátricas. Todo custeio, deste inédito programa da história da gestão pública de saúde de Camaçari, acontece com recursos próprios.

Para o prefeito Elinaldo Araújo, o Fila Zero foi além de realizar exames ou cirurgias. “Através do programa nós conseguimos resgatar a autoestima de muitas pessoas que já estavam desacreditadas se um dia iriam realizar sua cirurgia em decorrência da pandemia da COVID-19. O programa foi além e mostrou que é possível ter um atendimento humanizado no SUS acolhendo bem as pessoas e atuando na resolução de suas demandas. Parabenizo toda a equipe”.

O secretário de Saúde, Elias Natan, ressalta a transformação na saúde pública através do Sesau Fila Zero. “De forma corajosa e inédita o prefeito Elinaldo abraçou nosso projeto de atacar a fila de espera de consultas, exames e cirurgias eletivas. Em um ano, foram investidos mais de R$ 20 milhões no programa. O êxito da iniciativa é comprovado pelos números, e também pelos depoimentos das pessoas que foram beneficiadas”.

A diretora de Controle e Regulação do SUS da Sesau, Elba Brito, destaca que, “o Sesau Fila Zero continua a todo vapor realizando triagens e consultas pré-operatórias, consultas com cirurgião nas diversas especialidades, exames pré-operatórios, além de exames e consultas especializadas. Retomaremos as cirurgias em breve, após a atualização do cadastro dos pacientes. O prefeito Elinaldo o secretário Elias Natan estão de parabéns por terem dado continuidade do Sesau Fila Zero em 2023 também”.

Para participar do Sesau Fila Zero o munícipe de Camaçari precisa dar entrada na marcação através da unidade de saúde de referência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *