Um empate ruim para o Fortaleza e, pior ainda, para o Bahia. O 0 a 0 na tarde deste sábado (3), na Arena Castelão, na capital cearense, empacou o time da casa no meio da tabela do Brasileiro da Série A, com 14 pontos, e deixou os baianos, com oito pontos, ainda com chance de entrar na zona do rebaixamento ao fim dessa nona rodada, a depender de outros resultados.
O Fortaleza teve mais a bola, finalizou mais, mas sem uma efetividade que é comum ao time de Juan Pablo Vojvoda. Houve muitos passes errados e o volante Caio Alexandre, no intervalo, creditou a atuação abaixo do esperado ao péssimo gramado do Castelão (que foi reformado, junto com outras benfeitorias, no início do ano pelo Governo do Ceará por quase R$ 2 milhões).
O Bahia se defendeu com eficiência, mas não conseguiu criar muitas chances de gol. O técnico Renato Paiva perdeu logo no início o zagueiro Vitor Hugo, machucado, e colocou outro defensor, Gabriel Xavier, mantendo o esquema tático com três zagueiros, que vem sendo alvo de críticas da imprensa baiana.
Atacante sai do Castelão de ambulância
Aos 47 minutos do primeiro tempo, sete minutos depois de substituir Romarinho, que sentiu uma lesão muscular, o atacante Guilherme ficou caído no gramado após forte trombada com o goleiro do Bahia, Marcos Felipe.
Imediatamente, o árbitro João Vitor Gobi e os jogadores dos dois times chamaram os médicos do Fortaleza. Um minuto depois, Gobi já acionou a ambulância, que entrou no gramado para completar o atendimento e levá-lo ao hospital.
Segundo a assessoria de comunicação do Fortaleza, Guilherme está bem e deixou o estádio consciente e acompanhado do médico do clube, Vinícius Castelo Branco.
Na sexta-feira (2), pela Série B, o meia Kaio Mendes, da Chapecoense, também deixou o Castelão de ambulância, após choque com William Maranhão, do Ceará. No hospital, foi constatada uma fratura na mandíbula.
Próximos jogos
O Fortaleza volta a campo pela Série A no próximo sábado (10), às 18h30 (de Brasília), visitando no Rio o líder Botafogo. Antes, na terça-feira (6), o rival será o Estudiantes de Mérida, na Venezuela, pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
O empate garantirá ao Leão a vaga nas oitavas de final como líder do Grupo H.
O Bahia descansa no meio de semana e volta a atuar pelo Brasileirão no sábado (10), contra o Cruzeiro, às 21h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Fortaleza 0 x 0 Bahia
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules (Zanocelo) e Pochettino (Lucero); Calebe (Silvio Romero), Romarinho (Guilherme) (Yago Pikachu) e Thiago Galhardo. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Bahia: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo (Gabriel Xavier); Cicinho, Acevedo, Rezende (Diego Rosa), Thaciano e Ryan; Ademir (Cauly) e Everaldo (Vinicius Mingotti). Técnico: Renato Paiva.
Cartões amarelos: Zanocelo, Titi (Fortaleza); Acevedo, Cicinho, Everaldo (Bahia).
Público: 36.925 pagantes.
Renda: R$ 371.921.
Motivo: nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 3 de junho de 2023, às 16h (de Brasília).
Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE.
Árbitro: João Vitor Gobi-SP.
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse-SP e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa-SP.
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral-SP.
Fonte: CNN Brasil
Foto: Mauricia Nathalee/EC Bahia