A Bahia marcou presença na 19ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam), maior evento técnico e comercial de carcinicultura e aquicultura da América Latina, que acontece até esta sexta-feira (17), em Natal (RN). Nesta edição, a Bahia foi representada pelo Secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Wallison Tum, além do corpo técnico da Bahia Pesca, empresa pública que trabalha em prol dessa cadeia produtiva e é vinculada à Seagri.
Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário Tum falou sobre o panorama da carcinicultura e aquicultura na Bahia. “Apesar de ter o maior litoral do Brasil, a Bahia ainda caminha em passos curtos na produção de camarão e na aquicultura e grande parte disso se deve a entraves burocráticos, que estamos trabalhando para superar e garantir um cultivo que respeite as leis ambientais e garanta renda, emprego e autossuficiência ao mercado baiano”.
Com o tema “Carcinicultura/Aquicultura Brasileira: Depois de Consolidado o Mercado Interno, Voltará sua Atenção para o Mercado Internacional”, a feira começou na terça-feira (14), e tem como um dos objetivos o debate dos principais assuntos do setor, dentre eles, a manutenção da participação ativa no mercado internacional. A Fenacam retornou com promoção do cultivo de camarão, moluscos e de peixes, além de contar com espaços de gastronomia, cursos, apresentações de trabalhos científicos e muito mais.
Fonte: Ascom/Seagri