Por Vagner Aquino
Há alguns anos, era inimaginável comprar carros elétricos com preço de hatch compacto no Brasil. Com o passar do tempo, porém, a tecnologia foi barateando – assim como aconteceu com outros produtos, como os smartphones e as TVs de tela plana, por exemplo – e os modelos movidos a baterias ficaram mais convidativos. Entretanto, a mudança real aconteceu após a chegada do fenômeno BYD Dolphin que chegou no ano passado oferecendo e vendendo mais que carro a combustão e, consequentemente, levando tudo o que foi prêmio do setor automotivo. A fabrica chinesa, claro, mudou a cara do mercado.
Hoje, diversas rivais precisaram mudar a estratégia, inclusive as conterrâneas JAC, Caoa Chery e GWM, por exemplo, que também têm origem chinesa. O ORA 03, a princípio, para tentar combater o Dolphin, chegou custando o mesmo preço do rival – com ainda mais equipamentos de série e potência extra. Contudo, não repetiu o sucesso do BYD. A JAC, já teve o carro elétrico mais barato do Brasil, mas este argumento também não foi suficiente para convencer a clientela e torná-lo um boom de vendas, assim como o iCar que, neste momento, é o modelo movido a bateria mais barato do Brasil. Custa, no entanto, menos que a versão topo de linha Platinum Plus do Hyundai HB20, de R$ 121.990.
Fonte: Agência estado