Nesta quinta-feira (29/2), os profissionais que atuam nos diferentes equipamentos geridos pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), concluíram a formação em Brigada de Emergência. A ação aconteceu no Teatro Alberto Martins (TAM), e contou com a participação de 30 servidores da pasta.
Integrando os preparativos para o retorno às aulas, que acontece no dia 11 de março, a qualificação visa garantir maior segurança aos alunos, funcionários e frequentadores dos espaços. O treinamento, que iniciou na terça (27), teve carga horária total de 16 horas/aula, e foi ministrado pelo brigadista Ricardo Nascimento, que também é mestre (shihan) de jiu-jitsu peace.
Durante a formação, foram ensinadas técnicas de combate a princípio de incêndio; evasão de área em situações de emergência; proteção e defesa pessoal, de forma a salvaguardar a vida da pessoa em condição de vítima, e também do socorrista; contenção em caso de risco à vida por desequilíbrio psicológico; conhecimentos de primeiros socorros; dentre outros.
Esta é a 4ª edição da formação, que é realizada atendendo à Norma Regulamentadora (NR) n.º 23, que estabelece medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho; além das normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) n.os 14.276 e 14.608, que, respectivamente, trata sobre a formação e responsabilidade da Brigada de Incêndio e Emergência nas empresas; e versa sobre os requisitos e procedimentos para composição, treinamento e atuação de bombeiros civis, para proteger a vida e o patrimônio.
O professor de teatro Júnior Oliveira, foi um dos integrantes do curso. Ele destacou que participou de todas as edições do treinamento. “Além de ser um aprendizado que também podemos aplicar em nosso dia a dia, nos dá mais segurança para salvaguardar a vida dos nossos alunos. Inclusive, a partir das técnicas ensinadas nas edições anteriores da capacitação, pude atuar em um caso de emergência que aconteceu na minha família”, contou.
A opinião foi compartilhada por Pamela dos Santos, professora de ballet. “Esse treinamento é muito interessante e necessário, pois nos ajuda a obter conhecimentos para que possamos agir em situações de risco, tanto em nossa função profissional quanto na vida pessoal”, afirmou.
Os preparativos para o retorno às aulas da Secult ainda inclui atividades, como reunião de planejamento com os coordenadores dos equipamentos, que acontecerá na próxima segunda (4/3); e planejamento pedagógico com os docentes, que ocorrerá entre terça e quinta (5 e 7). Entre os dias 20 e 22 de fevereiro, os professores participaram de formação em Primeiros Socorros.
Foto: Arquivo