om o objetivo de atrair mais um grande empreendimento do setor hoteleiro para o município, a titular da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, recebeu nesta quarta-feira (28/2), a visita de uma representante da Eninova Hotels & Resorts, que realiza em Camaçari um estudo de viabilidade a fim de verificar as possibilidades reais para a instalação na cidade de uma unidade do Hotel Ibis, pertencente à rede francesa de hotéis Accor.
A representante da empresa pernambucana responsável pelo estudo, Aniele Joana da Silva, explicou que há cerca de um ano os executivos da Rede Accor solicitaram a realização da pesquisa em Camaçari, para verificação dos incentivos e atrativos que a cidade oferece. Segundo ela, as primeiras impressões sobre a cidade foram positivas. “De acordo com o que ouvi sobre o desenvolvimento, acerca da proximidade com Salvador, bem como a respeito do crescimento exponencial que apresenta, tanto no âmbito do turismo quanto de negócio, percebo que as possibilidades de uma unidade do Ibis se instalar aqui, são enormes. Com certeza, levarei boas referências”, afirmou.
Ao comentar sobre o fato do município despertar o interesse em grandes corporações nacionais e internacionais, Cristiane Bacelar pontuou que, “isso é resposta ao trabalho de uma gestão que acredita e investe no potencial da cidade, que vem se consolidando, cada vez mais, como um grande polo turístico”. A secretária ainda destacou que a vinda de um hotel da Rede Accor vai potencializar a oferta de hospedagens para visitantes e turistas. “Temos uma grande demanda em nossa costa e, em períodos de alta temporada, existe certa dificuldade para atender tantas pessoas. Com a chegada do Ibis, que acolhe tanto o perfil de negócios quanto o de atividade turística, com certeza vai melhorar nossa oferta de leitos”, completou.
Com relação ao prazo estimado para a apresentação do estudo à empresa interessada, foi explicado que o relatório final, com as informações coletadas, será entregue até o fim de março. “Fazemos o estudo e, na sequência, enviamos para a empresa que nos contratou, que vai analisar e, provavelmente, seguir com o projeto. Sendo assim, eles deverão entrar em contato com a Prefeitura de Camaçari para dar continuidade ao processo de implantação do hotel”, esclareceu Aniele.
Vale pontuar que, inicialmente, o estudo de viabilidade, para a instalação de uma unidade do Hotel Ibis no município, considera a oferta para o público do segmento de negócios. Ou seja, a priori o empreendimento deve ser instalado na sede. Otimista com a possibilidade de Camaçari ser bem avaliada pelos empresários interessados, a secretária Cristiane comentou, ainda, que, “o interesse deles é a sede do nosso município, mas a gente já conversou e demonstrou que é possível termos duas unidades com perfis diferentes, para atender toda a nossa população flutuante, que não é pequena, e tem aumentado muito nos últimos anos”.
Durante o encontro, que também contou com a participação da subsecretária Lúcia Bichara, e dos turismólogos da pasta, Joilson Lázaro e Cleide Pinheiros, foram apresentados dados referentes aos projetos que a gestão municipal tem para o futuro da cidade, bem como incentivos aplicados na atração de investimentos. Em tempo, o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PDDU-S), aprovado em dezembro do ano passado, também foi mencionado.
Foto: Tiago Pacheco