Por Ascom / Foto: Arquivo

O Horto Florestal Linaldo da Silva, tem se transformado também em um espaço de aprendizado e conexão com a natureza, com a realização das oficinas do Projeto de Capacitação Ambiental. Nesta quinta-feira (7/3), a iniciativa teve como tema artesanato sustentável com fibra de bananeira. Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), a ação acontece através da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA).

Com o tema a melhoria na qualidade de vida por meio do uso das plantas alimentícias não convencionais (PANC), bem como de ervas medicinais, na quarta (6), a oficina aconteceu em parceria com especialistas em botânica e saúde natural, e atraiu cerca de 18 pessoas interessadas em explorar os benefícios das plantas para a saúde e o bem-estar.

De acordo com a técnica em Meio Ambiente da Sedur, e idealizadora da ação, Daniela Ornellas, “esse projeto de capacitação, voltado para educação ambiental, é resultado de parcerias com empresas privadas e a comunidade. Nossa intenção é trazer maior conhecimento à comunidade, para que possam ser praticados no dia a dia dos participantes”, disse.

Representando a empresa Vitro Bahia, Luana Damásio, parabenizou a iniciativa. “Uma excelente oportunidade para que as pessoas entendam melhor sobre o cultivo das flores e plantas, e, paralelo a isso, preservar o meio ambiente”, frisou.

Durante a oficina, foi explicado detalhadamente como cultivar e reconhecer as plantas alimentícias não convencionais, bem como as ervas medicinais e a melhor forma de consumo. O encontro contou ainda com um momento de degustação, além do reconhecimento prático das espécies.

Moradora de Vila de Abrantes, Valéria Araújo, achou a capacitação bastante positiva. “Muito interessante mesmo. Eu tinha muita curiosidade em saber mais sobre esse assunto. Via sempre na TV, e tinha o desejo de ter conhecimento para saber identificar”, disse.

Residente na zona rural de Monte Gordo, Creuza Maria dos Santos, agradeceu a oportunidade. “Eu, como agricultora que sou, queria agradecer por esta oportunidade de poder aprender mais sobre as plantas alimentícias não convencionais, que a gente não conhece mesmo trabalhando na roça, e também sobre algumas ervas medicinais, para fazer chá e ensinar também”, concluiu.

Vale ressaltar, que para este mês de março, a pasta programou outras oficinas. Os interessados em participar podem se inscrever por telefone, através do número (71) 98315-1283.

Confira abaixo a programação completa das próximas oficinas:
13/3 (quarta-feira) – Oficina de autocuidado natural: creme corporal e capilar artesanal;
14/3 (quinta-feira) – Oficina de saboaria artesanal: cuidado com o corpo, mente e ambiente;
21/3 (quinta-feira ) – Oficina de saboaria artesanal: cuidado com o corpo, mente e ambiente;
27/3 (quarta-feira) – Oficina de introdução a criação das amigas do meio ambiente: abelhas sem ferrão;
28/3 (quinta-feira ) – Oficina de artesanato sustentável com junco.

Foto: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *