Por Ascom / Foto: Jean Victor

As fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias, e as ações realizadas pela administração municipal para amenizar os impactos para a população, foram tema de reunião nesta quinta-feira (28/3), entre o prefeito Elinaldo Araújo e o gestor da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Camaçari, Ivanaldo Soares.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, o trabalho preventivo trouxe resultados positivos. “A gestão realizou investimentos nos serviços de micro e macrodrenagem; na troca de manilhas por aduelas que permitem um fluxo melhor da água pluvial em vários bairros de Camaçari; na retirada dos imóveis das margens do rio Camaçari, no Jardim Brasília, Nova Aliança e Renascer (Phoc I e Phoc II); além da limpeza de córregos. Ou seja, essas e outras ações promoveram uma redução de 76% das ocorrências de alagamentos e inundações registradas pela Defesa Civil, no que se refere ao mesmo período do ano passado”.

Na oportunidade, o chefe do Executivo ressaltou a importância de sempre acompanhar, junto a Defesa Civil, as ocorrências causadas pela chuva, a fim de continuar prestando assistência à população que necessita, quando for preciso. “A gestão continua trabalhando para minimizar os impactos e os estragos causados pela chuva. Nós seguimos realizando várias ações preventivas na nossa cidade, para reduzir os resultados de fenômenos naturais, como, por exemplo, deslizamentos de terra. E isso tem dado resultado, mas não podemos relaxar”, afirmou.

Ivanaldo Soares aproveitou para orientar a população sobre como se proteger para evitar acidentes em dias chuvosos. “Em caso de chuvas fortes, com rajadas de vento, as pessoas devem evitar se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas”. Ele também recomendou não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar circular em ruas alagadas.

O coordenador da Defesa Civil ressaltou, ainda, que as pessoas que moram em lugares de risco, como morros e áreas ribeirinhas, devem manter os documentos em locais de fácil acesso, para o caso de evacuação emergencial.

Para outras informações, e em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelos números 199, (71) 3622-7799 ou (71) 99981-3641, este último, exclusivamente, por mensagem de texto via WhatsApp. Outra opção são os perfis do órgão nas redes sociais Facebook e Instagram.

Foto: Jean Victor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *