Aprender a manusear massas, fabricar pizzas e produzir diferentes recheios. Essas foram algumas das habilidades adquiridas através do curso de massas e pizzas, que qualificou 34 mulheres moradoras do Residencial Caminho do Rio, localizado na Via Atlântica (BA-530), conhecida como Estrada da Cetrel. A capacitação profissional faz parte das ações do Projeto de Trabalho Social (PTS), do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) do governo federal.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O encerramento das duas turmas (manhã e tarde) aconteceu nesta terça-feira (14/5), na unidade móvel da instituição de ensino, local onde as aulas foram ministradas, durante 15 dias, com carga horária de 60 horas.
Uma das participantes, Samille de Matos, 18 anos, apelidada carinhosamente pelos colegas de curso como “caçula”, falou que o interesse pela capacitação surgiu pelo desejo em trabalhar com alimentos e ter a produção de massas como uma fonte de renda. “Minha mãe falou que eu precisava aprender a fazer algo na cozinha, pois quero muito abrir uma padaria. Então, decidi começar a fazer as capacitações oferecidas pela prefeitura. Já participei dos cursos de doces, panificação e, agora, esse de massas e pizzas. Aprendi muito. Para mim, foram experiências ótimas”, compartilhou.
Bastante contente com mais uma conclusão de turma, a secretária da Sehab, Vivian Angelim, falou sobre os resultados e o desempenho dos participantes. “Fizemos uma pesquisa nesse empreendimento para saber qual era a demanda dos moradores, e identificamos que as pessoas queriam se qualificar dentro da área alimentícia. Inclusive, muitas alunas já estão empreendendo na vizinhança. Para mim, é uma felicidade sem tamanho poder acompanhar de perto o desenvolvimento de cada uma delas. É muito gratificante. Agradeço a Deus por essa oportunidade”, sinalizou. A subsecretária da pasta, Bela Batista, bem como o corpo técnico, também marcaram presença.
A coordenadora do Senai, Valdeci Martins, agradeceu a Sehab pela parceria, e elogiou o empenho das alunas. “Acompanho a dificuldade de cada uma delas para estar aqui, e vejo a dedicação de cada uma. São todas merecedoras. Parabéns pelo excelente trabalho”, comemorou.
Ainda para os moradores do Residencial Caminho do Rio, no dia 13 de maio foi iniciada mais uma turma do curso de lingerie e moda praia, para 20 alunos; dia 20, será a vez da abertura das turmas de doces e conservas. Até o momento, pelo PTS, foram formadas 120 turmas, com 1.808 pessoas contempladas.
O projeto tem como objetivo qualificar moradores dos conjuntos habitacionais, a fim de contribuir e estimular que montem seu próprio negócio, e também estejam preparados para uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.
Foto: Jean Victor