Foto: Arquivo Por Dicom

Com apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), produtores do município, e de cidades vizinhas, receberam o Certificado de Conformidade Orgânica. Ao todo, 71 unidades foram certificadas pela Comissão de Avaliação do Núcleo Polo Verde da Rede de Agroecologia Povos da Mata. A certificação é válida por um ano.

Para o titular da Sedap, Diego Neves, “além do fato que Camaçari tem o primeiro polo certificador orgânico da região metropolitana, o processo de certificação orgânica é importantíssimo, porque agrega à produção da agricultura familiar, e leva produtos de qualidade para a mesa dos camaçarienses. Tem sido um trabalho árduo de incentivo, e de fiscalização dessas unidades produtivas. E a gente vê nos olhos de cada produtor a felicidade”, finalizou.

Ainda receberam certificação agricultores das cidades de Pojuca, Itanagra e Mata de São João. O coordenador de Produção Orgânica da Sedap, José Luiz, falou sobre o trabalho da pasta. “Pra gente é um prazer imenso levar agroecologia para os municípios. E a secretaria vem dando esse apoio, para que esses agricultores sejam referência na Bahia na agricultura orgânica”.

Com 25 anos de trabalho com agricultura natural, Carlos Floriano Sales Nascimento, pontuou sobre a necessidade da comprovação da origem dos produtos para o mercado consumidor. “Para mim, foi muito tranquilo e tenho o sabor do reconhecimento por parte dos consumidores, o que dá uma satisfação muito grande. Depois de tanto tempo, a gente pode ficar tranquilo para comercializar sem problema algum. Eu acho que o melhor de tudo é a contribuição maravilhosa que a gente dá para a sociedade. Essa é a melhor parte da história”, afirmou.

A cerimônia de entrega do Certificado de Conformidade Orgânica foi realizada na quarta-feira (12/6), na Casa do Trabalho, localizada na Rua Vera Lúcia Pestana Frois (antiga do Migrante), s/n, Centro.

Foto: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *