Foto: Tiago Pacheco

O ônibus da montadora Eletra, recém-chegado ao município, circulou pela sede da cidade durante o primeiro teste realizado na segunda-feira (9/9). Com a iniciativa, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), consolida o pioneirismo na Bahia na operação de veículos 100% elétricos para ampliar a oferta qualificada do transporte público coletivo.

O diretor-adjunto da Diretoria de Planejamento da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, Cecílio Albuquerque, explicou que o processo de eletromobilidade, que é a substituição de veículos a combustão por elétricos ou híbridos, com o objetivo de reduzir a poluição do ar e o impacto ambiental, compreende algumas etapas, dentre elas a de teste. “A previsão é de que os testes durem de 30 a 60 dias, período em que ainda vão chegar outros dois ônibus, o que deve acontecer, provavelmente, no início de outubro. Com relação à costa, devemos iniciar os testes pela localidade de Arembepe, com o veículo da montadora Marcopolo, que também já está disponível para avaliação”, esclareceu.  

Enquanto isso, nas ruas, as pessoas olhavam surpresas para o novo modal, que fez o trajeto Jardim Limoeiro – Terminal de Integração Rodoviário (TIR), localizado na Rua Delegado Clayton Leão Chaves. A curiosidade, aliada à informação da gratuidade da viagem, venceu as eventuais resistências.

O aposentado Florisvaldo de Pinho, 67 anos, foi um dos que aprovaram o novo equipamento. “Estou viajando no primeiro ônibus elétrico de Camaçari, e estou achando muito bom. Ele é mais arejado, porque, para completar, ainda tem o ar-condicionado, e se todos forem assim melhora muito pro povo”, disse o morador do bairro Nova Vitória.

Outra que vivenciou a experiência foi Ninfa dos Santos, 76 anos, moradora de Arembepe que circulou entre o TIR e o Centro Comercial de Camaçari (CCC), conhecido popularmente como “feira”. “Gostei do ônibus, é muito confortável”, reconheceu a funcionária pública aposentada, que, na ocasião, estava acompanhada da neta Maria Júlia.

Os ônibus possuem capacidade para 70 passageiros, ar-condicionado, rede Wi-Fi, tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis, bancos confortáveis, além de piso baixo, que garante acessibilidade universal, dispensando elevadores.

Até o mês de outubro, se juntam aos veículos das empresas Eletra e Marcopolo, que já compõem a frota teste dos ônibus elétricos em Camaçari, um da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), e outro da sueca Volvo. Até lá, os equipamentos já testados permanecem circulando gratuitamente, na sede e na costa do município.

Os ônibus atendem aos critérios técnicos previstos pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) Seleções, do governo federal, coordenado pelo Ministério das Cidades (MCid), ação que faz parte do eixo “Cidades Sustentáveis e Resilientes”. As aquisições dos ônibus integram o sub-eixo “Mobilidade Urbana e Sustentável” seleção Renovação de Frota do Setor Público.

Os testes em campo representam mais uma etapa do processo para disponibilizar a nova frota, iniciado pela gestão municipal com a apresentação da proposta ao MCid com vistas à aquisição de 30 ônibus elétricos e 15 terminais de recarga. A contratação de crédito junto à Caixa, para a compra dos ônibus, foi aprovada por meio da Lei Municipal n.° 1.918/2024.

Foto: Tiago Pacheco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *