Um turista francês foi encontrado desacordado e com traumatismo crânio encefálico na quinta-feira (12), em uma área de difícil acesso no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as informações iniciais apontam que Bananier Emmanuel Cédric se acidentou durante uma trilha no Vale do Pati, uma das mais desafiadoras da região. Ele foi encontrado por um grupo de turistas, que pediram ajuda.
Bananier Emmaniel foi resgatado através de um helicóptero pelo Corpo de Bombeiros de Salvador, que chegou na região do município de Palmeiras cerca de duas horas depois.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o turista foi levado até o aeroporto de Lençóis, de onde seguiu na ambulância ao Hospital de Seabra, onde permanece internado. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.
Vale do Pati
Conhecido como um dos lugares que abrigam as trilhas mais bonitas do Brasil, o Vale do Pati atrai viajantes que buscam contato mais direto e profundo com a imensidão da Chapada Diamantina.
Existem trilhas no local de 15 km e 25 km. Na região, não há estradas para automóveis e a única maneira de conhecer é se locomover a pé ou com a ajuda de animais, como éguas e burros, usados pelos moradores no transporte de cargas.
Os principais pontos visitados pelos viajantes que fazem a trilha no Pati são:
- Mirante e Rampa do Pati, que podem ser conhecidos em uma trilha de apenas um dia, com bate e volta saindo do Beco do Guiné, em Mucugê, além do Cachoeirão, o Morro do Castelo e a Cachoeira do Funil, que também ficam no mesmo município;
- Gerais do Vieira e as Gerais do Rio Preto, em Andaraí.
Os acessos mais comuns ao Vale do Pati são pelo Beco do Guiné, o Bomba, no Vale do Capão, e a Ladeira do Império, em Andaraí. Até esses locais, o trajeto pode ser feito de carro, mas depois os turistas seguem a pé pelo Vale do Pati.
Fonte: g1 Foto: Divulgação