Caetano aumenta vantagem e consolida vitória no primeiro turno com 54,2% dos votos válidos, aponta pesquisa IPM Brasil/Salvador FM
De acordo com os números, dentro do cenário espontâneo, Caetano aparece com 46,1% das intenções de voto, contra 31,8% de Flávio Matos (União) – uma vantagem de quase 15%. Oswaldinho (MDB), tem 0,4%. Brancos e nulos representam 2,4%. Já outros 14,7% não sabem ou não responderam.
No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Caetano atinge 51,2% das intenções de voto. Flávio Matos, candidato apoiado pelo prefeito Elinaldo Araújo (União), tem 37,4%. Os demais candidatos somados tem 2,1%. Brancos e nulos são 1,3% e não sabem/não responderam representam 4,2%.
Considerando apenas os votos válidos, quando brancos, nulos e indecisos são excluídos, Caetano alcança 54,2% e Flávio fica com 39,6%. Os outros candidatos somados passam para 2,2%.
Apoios
A pesquisa do Instituto IPM Brasil ainda trouxe outros recortes, a exemplo de quem seria a opção dos eleitores entre os candidatos com os apoios de nomes fortes da política baiana e nacional.
Luiz Caetano, contando com os apoios do presidente Lula (PT), do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do ministro Rui Costa e do senador Jaques Wagner (PT-BA), aparece com 53,7% das intenções de voto. Já Flávio Matos, tendo o suporte de Elinado, do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é a opção para 37,4% dos entrevistados.
A pesquisa realizada pelo Instituto IPM Brasil ouviu 450 pessoas com idade acima de 16 anos, entre os dias 20 e 23 de setembro. A margem de erro é de 4,61 pontos percentuais, para mais ou para menos e tem o nível de confiança de 95,5%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-03251/2024.