Fotos: William Rocha
O prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano, participou nesta segunda-feira (2) de uma visita técnica às obras da montadora de carros
Build Your Dreams (BYD), ao lado da vice-prefeita eleita, Pastora Déa, do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Participaram também do ato a CEO para as Américas e Europa, Stella Li, e o vice-presidente sênior, Alexandre Baldy. Na oportunidade, a diretoria da BYD anunciou a contratação de 2 mil funcionários até fevereiro do próximo ano. Ainda no final de 2025, a expectativa é que 10 mil trabalhadores já tenham sido contratados.
Caetano comemorou os números apresentados pela empresa e citou o desafio, ao assumir a Prefeitura de Camaçari em janeiro de 2025, de qualificar e capacitar a população do município, incluindo empresários e empreendedores.
“Isso nos estimula a trabalhar muito para preparar a nossa gente, para fazer a capacitação e a qualificação tanto profissional quanto empresarial do nosso município. É essa a agenda que a gente está discutindo com o ministro Rui Costa, com o governador Jerônimo”, pontuou.
O prefeito eleito também anunciou que viajará a Brasília nesta semana para discutir apoio do Governo Federal na questão da capacitação.
“Quinta-feira estarei em Brasília para também reunir com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, no sentido de que a gente possa, de mãos dadas, trabalhar a capacitação e a qualificação. Acho que é o grande desafio nosso agora nesse instante, para que a gente aproveite a BYD, que essa grande empresa possa passar por dentro de Camaçari e chegue aos lares do nosso povo”, completou.
Em seu pronunciamento, Stela Li anunciou que o parque industrial da BYD em Camaçari “será o maior fora da China e que tem como meta transformar a cidade no “Vale do Silício brasileiro”, uma referência à região localizada nos Estados Unidos conhecida por ser o centro global de inovação e tecnologia. Foi anunciado pela empresa seu primeiro motor híbrido flex movido a etanol, equipamento feito através de cooperação entre engenheiros chineses e brasileiros.