Foto: Divulgação/FESF

Desde a adolescência, a estudante Caroline Santos sonhava com o dia em que conseguiria realizar a tão desejada cirurgia de redução dos seios — a mamoplastia. Moradora de Salvador, foi no dia em que completou 26 anos que Caroline finalmente viu esse sonho se tornar realidade, graças ao atendimento da Maternidade Regional de Camaçari, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).

“Hoje é 5 de dezembro, meu aniversário, e eu não poderia ter um presente mais especial do que a minha cirurgia. Durante toda a adolescência, sofri com problemas causados pelo excesso de mamas. Fui encaminhada à Maternidade de Camaçari pelo Hospital da Mulher, e aqui encontrei um atendimento acolhedor e com profissionais competentes”, conta emocionada, ao comemorar com um bolo de aniversário especial feito pela equipe da unidade.

Foto: Divulgação/FESF

Caroline é uma das nove pacientes que já foram atendidas pelo ambulatório de mamoplastia da Maternidade de Camaçari que, desde o mês de novembro, acolhe mulheres de toda a Bahia. O serviço é voltado exclusivamente para pacientes diagnosticadas com gigantomastia — uma condição que causa excesso de tecido mamário, resultando em dores crônicas e limitações físicas.

A diretora da maternidade, Gisélia Pinheiro, explica que, para realizar o procedimento, as pacientes precisam seguir um fluxo de atendimento que começa na consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em outro serviço de referência no município de origem. “Se a gigantomastia for diagnosticada e o procedimento indicado, a paciente será incluída no Sistema de Regulação Ambulatorial, onde será avaliada segundo critérios médicos. Após essas etapas, o sistema encaminha as pacientes aptas para a Maternidade Regional de Camaçari”, esclarece.

Moradora de Seabra, na Chapada Diamantina, Grazielly Gonçalves também realizou a cirurgia e celebra a mudança em sua vida. “Era algo que atrapalhava muito o meu dia a dia. O peso dos seios causava dores constantes na coluna e me machucava. Hoje, graças a Deus, foi a realização de um sonho. Quero agradecer a toda equipe pelo atendimento humano e pelo acolhimento que recebi”, compartilha.

“Através de ações como essa, a Maternidade Regional de Camaçari reafirma o compromisso com uma assistência humanizada e de qualidade, impactando positivamente a vida de milhares de baianas”, complementa a diretora.

Referência

Com uma estrutura moderna e equipada, a Maternidade Regional de Camaçari conta com 107 leitos, atendendo a diversas necessidades: partos de risco habitual e alto risco, 56 leitos de obstetrícia, 8 para gestação de alto risco, além de leitos voltados para neonatologia, cirurgias ginecológicas e mamoplastia. A unidade também dispõe de UTI neonatal e unidades de cuidados intermediários (UCI), incluindo o modelo Canguru, que favorece o contato entre mãe e bebê, fortalecendo o vínculo afetivo e o desenvolvimento saudável do recém-nascido.

Fonte: Ascom/Sesab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *