As unidades de Pronto Atendimento (UPA) Gleba A/Gravatá e de Saúde da Família (USF) Gleba B irão restabelecer o pleno funcionamento dentro de alguns dias. A ordem foi dada pelo prefeito Luiz Caetano, que realizou uma vistoria nos dois equipamentos nesta quinta-feira (2/1), primeiro dia útil do ano.
O foco da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), é a reativação do sistema municipal de saúde, com ênfase na oferta de atendimento de qualidade e humanizado, na garantia do fornecimento de medicamentos e na inauguração das salas de acolhimento.
Durante a visita, o chefe do Executivo destacou que, “com o objetivo de oferecer um serviço de saúde melhor, determinei que na UPA Gleba A a sala de acolhimento seja inaugurada já na próxima semana. São muitas as demandas, mas nossa prioridade é garantir o funcionamento do sistema de saúde. Por isso, optei por começar com uma ação concreta, visitando diretamente as unidades de saúde”, afirmou Caetano. Além disso, ele anunciou a reabertura da sala de vacinação na USF Gleba B.
O gestor municipal também enfatizou a necessidade urgente da reabertura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), especialmente diante do alerta para a dengue no município. “Precisamos interromper o ciclo da doença na cidade. Deste modo, solicitei que essa questão receba atenção especial”, concluiu.
A titular da Saúde, Rosangela Almeida, reforçou que a prioridade do governo é melhorar a assistência à saúde. “Estamos trabalhando para reativar os serviços que estavam parados e atender as demandas da população. A orientação é garantir que não faltem medicamentos, além de implementar as salas de acolhimento, que têm como objetivo proporcionar um atendimento mais humanizado, ouvindo e intervindo de forma rápida para evitar danos à saúde da população”, declarou a secretária. Ela também demonstrou satisfação ao ouvir o relato de um usuário que recebeu atendimento rápido e eficaz, destacando a importância dessa melhoria logo no primeiro dia.
Na oportunidade, também foi ressaltado o empenho da gestão municipal para reabrir todas as unidades de saúde que estão fechadas e garantir o abastecimento de medicamentos nas farmácias municipais.
Foto: Ygor Andrade