Foto: Patrick Abreu
Assim como na rede pública municipal, diversas instituições de ensino superior retomam as aulas na próxima segunda-feira (10). A fim de garantir segurança e conforto para os cerca de 2 mil estudantes, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), através da coordenação do Programa de Transporte Social, Técnico e Universitário (TSTU), realizou, nesta sexta (7), vistoria nos veículos que prestam o serviço no município.

A ação acontece em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari. Durante a inspeção, dentre outros itens, são verificados elementos, como: na parte externa do veículo, pneus, vidros e placas; na interna, cinto de segurança, janela de emergência e extintor; e no sistema mecânico elétrico, freios, luzes de sinalização e buzina.
No total, o transporte universitário dos estudantes do município é executado por 70 veículos, entre ônibus e vans, os quais realizam a mesma quantidade de roteiros. O coordenador do TSTU, Hyago Cerqueira, falou sobre a ação que, de acordo com ele, foi necessária após reclamações dos usuários. “A gente retorna na segunda, com a maior parte dos roteiros, que é para Lauro de Freitas e Salvador. Essa ação é importante para que possamos levá-los com segurança para as suas instituições e trazê-los de volta para Camaçari, também, em segurança, num ônibus confortável, com ar-condicionado funcionando, e que não quebre no meio do caminho. Isso é fundamental para qualquer estudante que utiliza o serviço hoje”, afirmou.

De acordo com a Sesp, no caso do veículo ser reprovado na vistoria, a empresa terá sete dias para resolver a pendência, será notificada, e precisará substituir por outro adequado.
A ação ainda foi acompanhada pelo diretor de Juventude da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Darley Lima, que é a pasta responsável por cuidar das políticas públicas que dialogam com o grupo. Na oportunidade, ele reforçou sobre a necessidade da vistoria. O vereador Kaique Ara também esteve presente.
