Foto: Patrick Abreu

As 120 unidades da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari abriram as portas nesta segunda-feira (10) para receber os mais de 34 mil alunos, que iniciam uma nova jornada de possibilidades e aprendizagens. Os estudantes da educação infantil e do ensino fundamental foram recepcionados pelos profissionais de forma calorosa, promovendo aos veteranos um clima de recomeço e aos novatos, sobretudo as crianças dos anos iniciais, um ambiente aconchegante, onde eles podem se sentir confortáveis para explorar, aprender e criar novos vínculos.
 
A preocupação de zelar pela qualidade de todo processo educacional, já havia sido explorada durante a Jornada Pedagógica 2025. A temática “Cuidar de Todos e de Cada um”, exercitada teoricamente no encontro, agora entra em cena na sala de aula, fundamentada pelos pilares: Cuidado, Acolhimento e Inovação.
 
Neste primeiro dia, o prefeito Luiz Caetano e a vice-prefeita, Pastora Déa Santos, reforçaram o compromisso com o projeto. Eles participaram da recepção aos alunos na Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada no bairro Gleba E. Por lá, a acolhida contou com muita música e o talento dos alunos que integram a Banda Marcial Anísio Teixeira (Bamate).
 
Na oportunidade, o chefe do Executivo lembrou que, “a escola é a segunda família. É preciso que a gente pouco a pouco trate bem desse ambiente, porque é nele que nós vamos formar essas crianças todas para a vida e para o mundo do trabalho. Formar para que cada vez mais possam se tornar pessoas boas e do bem, que promovem a paz e a prosperidade aqui dentro. Que passo a passo as crianças venham para cá, para aprender a ler e a escrever e, assim, sejam preparadas pra vida”, pontuou Caetano.


 
Também presente nesse momento de boas-vindas, o titular da Secretaria da Educação (Seduc), Márcio Neves, ressaltou a dedicação de toda a pasta para garantir segurança aos alunos e educadores nesse novo ciclo. Na ocasião, ele também frisou que, “para garantir o retorno às aulas, mantendo o calendário escolar que nós havíamos planejado inicialmente, foi feito um esforço honroso nesses últimos 40 dias. Não é ainda a entrega que nós sonhamos e desejamos para a rede e para a comunidade, mas vamos empenhar muita dedicação para que nos próximos meses as escolas estejam em condições muito melhores, para que possamos garantir ao nosso estudante um ambiente saudável, tranquilo, e com as condições de aprendizado adequadas para que eles sejam promovidos ao sucesso e à aprendizagem, que é a nossa tarefa”, avaliou o secretário.
 
Ainda de acordo com o gestor, após encontrar muitos equipamentos em estado crítico, em tempo hábil, foi possível garantir “o essencial, o mínimo, que é a limpeza das unidades escolares, alimentação saudável e nutricional e os materiais didáticos necessários”, acrescentou Neves.
 
Vale pontuar que a Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari dispõe de, aproximadamente, 43.806 vagas. Desse quantitativo, até a presente data, 78,4% das oportunidades já foram preenchidas. O que significa dizer que o sistema de matrículas validou o cadastro de 34.883 estudantes. As demais 9.022 vagas seguem abertas para chegada de novos alunos. Outras informações podem ser obtidas no Portal de Matrículas da Seduc (maisemelhoreducacao.camacari.ba.gov.br)


 
Conforme o Calendário Pedagógico 2025, publicado na edição n.° 2.548 do Diário Oficial do Município (Dom), e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), as aulas seguirão até o dia 16 de dezembro, completando 200 dias letivos. No que diz respeito às datas comemorativas, neste primeiro semestre, o recesso de Carnaval, por exemplo, irá ocorrer entre 27 de fevereiro e 5 de março; o recesso da Semana Santa nos dias 17 e 18 de abril; e o intervalo do período junino, entre 17 de junho e 2 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *