
enoticiaba SAÚDE
Segundo especialistas, temperaturas extremas podem causar mal-estar e complicações na gravidez, afetando o desenvolvimento fetal
CUIDADOS–
Para as gestantes, evitar exposição prolongada ao sol é fundamental, já que o calor intenso pode provocar insolação, desidratação e até manchas escuras na pele. Nos momentos ao ar livre, é recomendado que escolham os horários até as 10h da manhã ou após as 15h, quando a radiação solar é menos intensa. A hidratação também merece atenção especial, sendo essencial o consumo regular de água e bebidas refrescantes para evitar complicações decorrentes do calor.

A onda de calor que afeta o Brasil desde segunda-feira (17) deve se estender até o dia 24 de fevereiro. Essa é a terceira onda de altas temperaturas que o país enfrenta no ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, entrou no nível de calor 4, patamar inédito na escala de cinco níveis determinados pela prefeitura no ano passado para alertar sobre a temperatura na capital.
Já na Bahia As temperaturas elevadas e o calor devem persistir até o fim do mês de fevereiro, é o que indica o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Mas qual o motivo deste calorão? E ele vai voltar?
Essas temperaturas são típicas desta época do ano, já que é normal que o verão baiano registre valores mais altos, nesta semana, em particular, a atuação de sistemas de alta pressão tem reduzido a quantidade de nuvens, permitindo maior incidência de radiação solar sobre o solo, o que ocasiona que as temperaturas subam ainda mais. As temperaturas seguem sem maiores mudanças, apresentando máxima de 34°C e mínima de 24°C.
Segundo a meteorologista do Inema, Cláudia Valéria, nas regiões onde o tempo permanece mais nublado e chuvoso —como o centro, oeste e sudoeste do estado—, as temperaturas não atingem os maiores valores registrados nesse período
–