A administração municipal, através da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), em parceria com a iniciativa privada, vai garantir estrutura, serviços e equipamentos, que agreguem dinamicidade e segurança ao trabalho de coleta de recicláveis durante os três dias do Festival de Arembepe 2025, que acontecerá entre 29 e 31 de março.

Os catadores cadastrados vão poder contar com um ponto de comercialização in loco, onde poderão realizar continuamente a pesagem e a venda dos materiais. Os trabalhadores terão, ainda, um ponto de apoio onde poderão fazer as refeições, bem como ter acesso a equipamentos de proteção e orientações para realizar a tarefa de maneira segura e eficaz.

A colaboração reforça a valorização do trabalho dos catadores e a criação de uma cadeia sustentável que beneficia toda a comunidade. A gerente de Educação Ambiental da Limpec, Neide Cavalcanti, evidencia a importância da promoção de ações integradas, sustentáveis e sociais no coração da festividade. “São medidas essenciais para incentivar a participação dos catadores de material reciclável, garantindo condições dignas de trabalho e reforçando nosso compromisso com a economia circular e as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos [PNRS]”, explicou, informando que os catadores receberão, com antecedência, kit com protetor auricular, protetor solar, óculos de proteção, camisa confeccionada em tecido com proteção solar UV, boné, luvas, botas e crachá de identificação.

Durante o evento, o stand da Limpec estará instalado no estacionamento localizado da entrada principal de Arembepe, onde os catadores, ainda, poderão descansar e fazer alongamento, pois serão beneficiados, também, com momentos de exercício laboral, orientados por um profissional. Além disso tudo, a empresa ficará responsável pelo fornecimento de lanches, almoços e transporte para os profissionais.

Já os resíduos coletados, serão comercializados no Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV), localizado ao lado da Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, onde a empresa parceira, que comprará diretamente o material reciclável, estará com a balança para pesar a medida em que forem sendo entregues pelos catadores.

De acordo com a Limpec, em reunião com os agentes ambientais da instituição, bem como com representantes da empresa parceira, foram expandidas as possibilidades de comercialização para além das latinhas, incluindo, ainda, papelão e plástico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *