Dando continuidade às ações do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, as escolas da rede estadual de ensino aplicam o primeiro ciclo de Avaliação Contínua da Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental até 11 de abril. A iniciativa, realizada pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), busca auxiliar professores, coordenadores e gestores na análise do desempenho dos estudantes para o planejamento pedagógico.
A prova é realizada por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, especialmente os dos segmentos I, II e III das turmas de regularização de fluxo, na Plataforma de Avaliação e no Acompanhamento das Aprendizagens. Os estudantes respondem a testes que abrangem os componentes curriculares de Leitura, Escrita, Matemática e Ciências da Natureza. Para garantir a participação de todos os alunos dentro do prazo, as escolas devem acessar a plataforma disponível no Portal do MEC (https://avaliacaoaprendizagensanosfinais.mec.gov.br/).
Ao identificar as aprendizagens que foram e as que não foram desenvolvidas e/ou consolidadas, os indicadores educacionais mostram desafios significativos em áreas como Leitura, Escrita e Matemática, agravados pelo impacto da pandemia da Covid-19, em 2020, e que devem ser contempladas no planejamento pedagógico, com foco no fortalecimento do aprendizado.
Fonte: Ascom/SEC