Nesta quinta-feira (8), a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca de Camaçari (Sedap) promoveu evento alusivo ao Dia das Mães. A data foi comemorada antecipadamente com homenagem às mães da feirinha da agricultura familiar e de artesanato que acontece semanalmente no estacionamento do Centro Administrativo. O evento promoveu ações de saúde, espaço de beleza, muita música e distribuição de brindes.
Para o gestor da Sedap, Fabiano Dourado, o dia de homenagens foi uma forma de expressar o reconhecimento ao trabalho dessas mulheres que ganham o seu dia a dia com dignidade. “Nosso objetivo foi trazer para elas um dia diferente, proporcionando um Dia das Mães mais alegre e feliz, para que elas se sintam mais valorizadas. Essa é a visão da gestão municipal ao trazer algo diferenciado, humanizado, promovendo bem-estar para as mães agricultoras e artesãs de nossa cidade”, pontuou.
Há quatro anos negociando os bolos que produz por meio do Instituto Chicas, a artesã Amanda Nunes considerou a homenagem como histórica, sendo muito bem recebida pelos participantes da organização. “Há quatro anos eu estou aqui, é a primeira vez na história do instituto que isso acontece. Está sendo fantástico, porque são mulheres empreendedoras, mães guerreiras que estão aqui batalhando”, disse.
Na oportunidade, Amanda destacou, ainda, o fato de que o evento teve a felicidade inédita de conectar três grupos, formados pelos agricultores da feirinha da Sedap e pelos artesãos dos Institutos Chicas e do Agulhas em Ação.
Para a presidente do Instituto Agulhas em Ação, Maria dos Prazeres Lima, a iniciativa da Prefeitura de Camaçari favoreceu a integração das mulheres que empreendem por meio da economia criativa no município, além de ter sido uma injeção de ânimo no dia a dia de cada uma delas. “Quando criamos o Agulhas em Ação, pensamos em tirar pessoas da rotina e, com isso, afastá-las da depressão”, explicou a artesã líder que há dois anos dá vida à organização.
Mais antiga na feirinha, Marivalda de Jesus, agricultora de 61 anos, já dedica uma década vendendo raízes na iniciativa organizada pela Sedap. Avó de oito netos, entende o valor de uma mãe como algo muito grande e hoje comemorou duplamente o Dia das Mães. “Perdi a minha muito cedo, com 15 anos de vida. Felizmente meus quatro filhos nunca me deram trabalho. Criei todos respeitando qualquer pessoa e, graças a Deus, são todos trabalhadores e responsáveis”, disse, reconhecendo nesses valores o seu principal legado, celebrando com orgulho a homenagem da gestão municipal.
Foto: Juliano Sarraf