Foto: Arquivo ISSM / PMC

Com o auditório do Teatro Alberto Martins lotado , o Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM) realizou, na tarde da última quinta-feira (29), a palestra “Seus Direitos, Sua Voz: Entenda e Proteja o que é Seu”, voltada à prevenção de golpes financeiros e à conscientização sobre os direitos bancários e do consumidor.

A atividade reuniu cerca de 100 participantes, em sua maioria segurados do instituto, mas também cidadãos da comunidade. A palestra foi ministrada pela advogada-chefe do ISSM, Elaine Muniz, que trouxe exemplos práticos, orientações jurídicas e dicas de segurança digital.

“A informação é a principal arma contra os golpes. Nosso objetivo aqui é orientar os aposentados e idosos sobre seus direitos e, principalmente, sobre como agir diante de situações suspeitas”, destacou Elaine Muniz. A advogada explicou os principais tipos de golpes aplicados atualmente, como o do falso funcionário do banco, o golpe do WhatsApp clonado, falsas promessas de empréstimos e outras fraudes que têm como alvo frequente o público idoso.

A palestra também abordou o direito à informação clara e correta, à proteção de dados e à dignidade do idoso, conforme previsto no Estatuto da Pessoa Idosa. Além disso, foram dadas orientações para evitar exposição a riscos, como não fornecer senhas por telefone ou aceitar ajuda de estranhos em caixas eletrônicas.

Durante a abertura do evento, a diretora-superintendente do ISSM, Dulce Nazaré, reforçou o compromisso do instituto com a educação previdenciária e a segurança dos seus segurados. “Cuidar da saúde financeira dos aposentados também é zelar pela dignidade e pelo bem-estar deles. É nosso papel orientar, ouvir e proteger”, afirmou.

Entre os depoimentos do público, a aposentada Dilma Freitas relatou duas tentativas de golpe que sofreu. “Uma foi na agência bancária, um falso funcionário ofereceu ajuda e trocou meu cartão por outro sem que eu percebesse. Foram feitas compras no meu cartão, mas consegui estonar. E em outra situação foi através de ligação telefônica. Pediram para eu clicar em um número se eu reconhecia uma compra indevida, mas nesse caso eu me antevi e fui diretamente ao banco, com a ajuda do meu filho, e não tive prejuízos.”

Já Maria Dete, aposentada do INSS, ressaltou a importância do evento ser aberto à população. “Já tinha ouvido falar desses tipos de golpes apresentados aqui e fiquei ainda com mais certeza e atenção, foi muito bom mesmo. Ficam ligando e dizendo que tenho um valor a receber, que só basta eu confirmar meus dados, mas sempre desligo a ligação.”

A palestra fez parte das ações de diálogo com os segurados do ISSM. O material completo da apresentação está disponível no site do instituto.

Foto: Arquivo ISSM

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